ALIMENTAÇÃO ADEQUADA: Cardápios noturnos para emagrecer



By admin | 17 de agosto de 2016.


Todo mundo sabe que para manter a forma é preciso estar sempre atento a tudo o que se coloca no prato. Hoje nós vamos falar de cardápios noturnos para emagrecer, algo que pode sim ter grande influência na vida das pessoas, pois estar em forma é algo que diz muito no que se refere a auto estima.

Claro que exercícios físicos são essenciais para manter a forma, mas para quem quer realmente emagrecer, o ideal é sem sombra de dúvidas, fechar a boca, mas sem a necessidade de passar fome. Investir numa dieta saudável, faz parte dos cuidados pessoais, e deve ser feito com carinho.

O fato é que de nada adianta controlar o que come na primeira refeição do dia, e no almoço, se extrapola no jantar. Isso porque a noite o metabolismo fica naturalmente mais lento, fazendo com que os níveis de gordura aumentem. É essa reeducação alimentar que faz com que você queira somente o que é saudável para seu corpo, além de que terá medidas sem exageros em todas as refeições.

cardápios de dietas com o tanto de calorias necessário

cardápios de dietas dicas






O que acontece é que com a vida moderna que é tão agitada, quando chega a noite, é o momento de calmaria, onde realmente dá para sentar-se com tempo para tomar a refeição. E é aí que mora o perigo, pois afinal de contas, dá vontade de comer tudo, não é verdade?

Pode acontecer também de não se ter uma noção clara do que se deve comer a noite, e isso acaba fazendo com que a dieta se acabe. Se este é o seu problema, fique aqui e vamos te ajudar a se localizar. ( Se você é uma pessoa que além de dietas, está procurando mudar realmente a sua alimentação, leia aqui dicas de Alimentação para manter a forma )

Então, vamos conferir alguns alimentos:

Água – por mais cansada que você esteja depois de um dia estressante de trabalho, a primeira coisa que deverá fazer é tomar muita água para hidrata seu corpo.

cardápios de dietas laticinios e massas

cardápios de dietas para o dia

Legumes e verduras – depois, a segunda coisa que você deverá pensar é justamente em algo que tem muitos nutrientes como vitaminas, saias minerais, e poucas calorias. Então, deverá preparar um prato cheio de verduras como tomate, alface, agrião, rúcula, espinafre, brócolis, couve, couve flor, e ainda outros vegetais da sua preferência. Regue no máximo com azeite de oliva e gotas de limão.

Cereais integrais – é importante você saber que cereais integrais são ricos em fibras e são do grupo dos carboidratos complexos que são aqueles que demoram mais para serem digeridos e portanto, proporcionam maior tempo de saciedade, evitando que a geladeira seja assaltada no meio da noite. ( Além da dieta, os nutricionistas aconselham para quem quer emagrecer de forma mais saudável para fazer exercícios, e nós preparamos um post com dicas de Exercícios para emagrecer com rapidez confira ) Entre eles temos aveia, linhaça, gergelim, chia e outros que são poderosos.

Carne de peru – uma boa alternativa é optar pela carne de peru que é rica em proteínas e bastante pobre em gorduras. Além de tudo são de digestão mais lenta, fazendo com que a sensação de saciedade se prolongue também.

Componentes como o triptofano que traz efeito relaxante, colabora na melhora da qualidade do sono.

Chocolate amargo – quando na proporção de 70% de cacau, o chocolate proporciona a sensação de saciedade, e isso ajuda no emagrecimento. Outra coisa é o grande poder antioxidante do chocolate que combate os radicais livres.

cardápios de dietas saudáveis

CARDÁPIO DE NUTRICIONISTA EMAGRECER RÁPIDO DIETA SIMPLES

Claro que você não vai comer uma barra de chocolate de 125 gr na noite, mas o que se quer dizer, é que se você sente aquela vontade doentia de comer algo doce, poderá satisfazer essa vontade apostando em algo mais saudável e menos calórico.

Morangos – com baixíssimas calorias, o morango traz em média 4 calorias por unidade e é uma excelente alternativa para quem deseja comer algo assim que chega em casa. Além de tudo é rico em fibras, vitaminas e antioxidantes, tudo de bom para sua saúde. ( As vezes nós se preocupamos em emagrecer desesperadamente e acabamos esquecendo de reparar se estamos fazendo isso com saúde, então veja aqui algumas Dicas para você emagrecer com saúde )

A saciedade que o morango oferece, permite que você sirva menos seu prato na hora do jantar.

cardápios noturnos para emagrecer o que comer

cardápios noturnos para emagrecer regime

Frango com brócolis – essa é uma dupla perfeita para quem quer comer bem e com baixas calorias, pois você terá não mais do que 200 calorias. Além de tudo você terá muitos nutrientes como ferro, Vitamina C, cálcio, potássio. Caso sinta fome mesmo depois deste prato, coma uma banana ou cereais, mas sem exageros.

Caldo de feijão com legumes – se for o caso de estar frio, nada melhor do que uma sopinha de feijão com legumes e vegetais, fica uma delícia. Bata no liquidificador e coe para tirar os resíduos da casca do feijão e pronto.

Através deste alimento você irá absorver vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, potássio, proteínas e muito mais. Você poderá complementar seu caldinho de feijão com abobrinha picadinha, cenoura, cebola e ainda outros ingredientes da sua preferência, enriquecendo ainda mais o prato.

Carboidratos – é importante saber que ao ingerir carboidrato a noite, fará com que maior quantidade de insulina seja liberada, sendo que este hormônio é menos metabolizado no período da noite, e que existem 2 tipos de carboidratos, e os que podem ser comidos a noite são os complexos que são aqueles encontrados em alimentos que possuem mais fibra como pães integrais, cereais, que causam maior saciedade.

cardápios noturnos para emagrecer saladas

cardápios noturnos para emagrecer

Mas, é preciso ficar alerta com a quantidade, carboidratos são essenciais em todas as refeições, mas a noite a quantidade deve ser bem reduzida, uma vez que são alimentos que levam mais tempo para serem digeridos. Mas carboidratos como aveia, linhaça, são ótimas opções para a alimentação noturna.

Outro fator importante é lembrar que o ideal é que você coma algo até as 18 ou 19 horas, e nunca mais do que isso.

O que não comer a noite

É de fundamental importância que você fique longe de alimentos altamente calóricos para as refeições noturna. Então, fuja dos refrigerantes, sucos artificiais, frituras, doces, queijos amarelos, macarrão especialmente os instantâneos.

Também tome cuidado com o leite, pois este poderá causar fermentação no estômago, e evite também o excesso de algumas frutas, pois por conterem alto teor de açúcar, estas podem provocar a engorda. Não coma carnes vermelhas pois são indigestas e também fuja de alimentos a base de cafeína.

Cuidados com a dieta

É importante saber fazer uma reeducação alimentar para garantir de que terá sucesso na sua dieta. De nada adianta querer deixar de comer em algumas refeições, ou pular refeição para emagrecer, pois o máximo que acontecerá é que seu organismo entenderá de que correr risco e precisará estocar gordura, engordando mais ainda.

Então, faça refeições menos calóricas, mas todas as refeições durante o dia. Há um ditado que diz “ pela manhã devemos comer como rei, ao meio dia como príncipe, e a noite como mendigo. Então, a principal refeição do dia é a da manhã, pois é o momento em que precisamos repor as energias para o dia.

Já a noite, o corpo não irá precisar de energia, e portanto, podemos comer mais leve e em pequena quantidade.

Mas enfim, o que comer a noite?

  • Saladas cruas

  • Sopa de frango com legumes

  • Torradas

  • Chá

  • Peito de peru

  • Queijo minas

São boas alternativas para ingerir na refeição noturna.

Patê light

Ingredientes:

  • 250 gr de ricota

  • 200 gr de cenouras cozidas e picadas

  • 2 dentes de alho

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem extraído a frio 1ª prensa

  • Um punhado de salsinha picadinha

  • Sal o necessário

Bata todos esses ingredientes no liquidificador e use no máximo 1 colher deste juntamente com saladas e pão integral.

Coma no horário certo

Como já disse, horário é importante para o sucesso da sua alimentação. Então, coma no máximo até as 19 horas, para que seu organismo tenha tempo suficiente para fazer a digestão completa antes de você dormir.