Cortinas decorativas para quarto, PRIVACIDADE E CONFORTO



By admin | 17 de agosto de 2016.


Para confirmar a sofisticação do ambiente, escolher entre as cortinas decorativas para quarto certamente é muito importante, lembrando que esses acessórios não servem apenas para deixar cada quarto mais privado dos olhares de fora, mas são essenciais para valorizar a decoração como um todo tornando o ambiente mais aconchegante.

Como não poderia ser diferente, essas cortinas são encontradas em modelos bem característicos para cada quarto, seja para o quarto de bebê, quarto de meninos, quarto de meninas e, é claro, para o quarto do casal e para isso, são confeccionadas com materiais variados, cada cortina trazendo suas características.

Em geral podemos encontrar essas cortinas prontas ao visitarmos as lojas especializadas, cada modelo com tamanhos que se adequam mais facilmente a janela de cada quarto, e tudo isso facilita para o consumidor que tem apenas o trabalho de instalá-la em cada quarto. ( Temos também o artigo sobre Cortinas Planejadas para Sala, Fotos e Modelos. )

cortinas decorativas para quarto artesanais

cortinas decorativas para quarto com borboletas coloridas






Mas antes de investirmos nesses acessórios precisamos definir qual é a função que desejamos para essas cortinas, por isso, pense da seguinte forma:

  • Se a cortina precisa bloquear a luz do sol e os olhares dos vizinhos, a melhor escolha são as cortinas com tecidos mais pesados, tais como a sarja, a seda rústica ou então o blackout que vai manter o quarto mais escuro e facilitar para as horas de sono.

  • Porém se não exista a necessidade de impedir a claridade do sol e também não existe riscos quanto a privacidade, podemos optar por uma cortina de tecido fino como a seda leve, o voal, o chiffon, entre outros tecidos transparentes, e para quem desejar poderá ainda providenciar um forro para a cortina.

Também é importante estar ciente de que não existem problemas alérgicos para a pessoa que vai usar o quarto, pois se esse é um problema, não convém optar por tipos de cortinas que porventura acumulam poeira, melhor é optar logo por uma cortina que apresente materiais antialérgicos como aquela confeccionadas com tecidos naturais.

cortinas decorativas para quarto com flores em cordinhas

saia 048

cortinas personalizadas blecaute

Ainda outro detalhe na hora das escolhas é a praticidade na limpeza, pois nem sempre podemos gastar para mandar lavar as cortinas em uma empresa especializada. Assim se o material da cortina é prático para lavar, isso não será problema.

Estilos – hoje podemos encontrar cortinas que atendem a vários estilos, por isso, é importante cuidar para que esses acessórios se harmonizem com toda a decoração do quarto. Para isso, não faltam modelos, cores ou estampas.

Hoje podemos contar com vários tipos de cortina

Cortina de trilho – esse tipo de cortina é o mais simples e combina em qualquer decoração. Os trilhos são feitos de metal e presos tanto na parede como teto, nesse caso, cada um escolhe como ficará melhor e para contribuir com a satisfação do consumidor eles podem ser simples, duplos ou ainda triplos, dessa forma temos mais opções de colocar a cortina com mais de uma camada.

cortinas personalizadas com fotos

cortinas personalizadas com nome

cortinas personalizadas com photoshop

Cortina de varão – em nossos dias, estas cortinas estão entre as mais procuradas, uma vez que até a instalação é facilitada, e quando precisa retirá-las para lavar, também esse trabalho é prático e rápido. Além disso, a cortina desliza facilmente para o lado que desejarmos.

Cortinas romanas – a cortina romana é mais sofisticada, com linhas retas e pode ser encontrada em tecidos leves e transparentes ou então em tecidos que ajudam a manter a privacidade do ambiente. Esses modelos também podem oferecer um acionamento automático para quem assim desejar.

Cortina para quarto de bebê – ao escolher as cortinas para quarto de bebê, melhor é optar por um modelo que tanto permita a entrada de claridade e dos raios do sol, como também proteja o ambiente da luminosidade nas horas de descanso da criança.

Também é melhor optar logo por um modelo de cortina com varão que além de levar mais charme ao ambiente facilita no momento de abrir ou fechar a cortina. ( Leia também sobre Cortinas para cozinha).

cortinas personalizadas para crianças

cortinas romanas bege

cortinas romanas marrom

Esse é um modelo de cortina que não custa tão caro e garante um bonito visual ao quarto do bebê, desde que a estampa ou as cores da mesma combinem com a decoração.

Cortina para quarto infantil masculino – quando se trata desses acessórios para as crianças, elas geralmente já tem uma opinião formada, por isso, hoje, as melhores escolhas ficam pelos modelos de cortinas personalizados trazendo estampas com temas das histórias infantis, temas de futebol, animais, entre outros temas que estão presentes na vida da criança.

Com respeito as cores dessas cortinas, também precisamos respeitar as características do sexo masculino, e, além disso, dar preferência a cores com tons mais suaves para não carregar o ambiente, especialmente se esse quarto for em tamanho pequeno.

cortinas romanas para sala de jantar

cortinas romanas vermelha

cortinas romanas

Cortina para quarto infantil feminino – o público infantil feminino sempre tem um sonho em mente, viver uma vida de princesa, e,nesse caso, existem muitas opções em cortinas com estampas que ajudam as meninas a viver pelo menos em parte esses sonhos. São estampas de princesas, bonecas, borboletas, entre outros temas, sempre com as cores características do público feminino.

Além disso, por se tratar de um quarto feminino, também os bordados nas cortinas são bem vindos ou ainda as rendas coloridas e em tons variados, tudo para deixar a decoração harmoniosa num ambiente aconchegante só da criança.

Cortinas para quarto de casal – em se tratando de cortinas para quarto de casal, nada como depois de um dia de trabalho estafante chegar à hora de ir para a cama em um quarto com uma decoração bem harmoniosa, e para isso, também as cortinas podem e devem colaborar. E para manter o ambiente mais privado tanto da luz como dos olhares curiosos, melhor é optar por uma cortina que ofereça essa condição.

Não devemos esquecer que é bom entrar luminosidade no ambiente de qualquer quarto, mas ao chegar o momento de descanso com boas horas de sono, é preciso que esse ambiente fique escuro. Por isso, seja inteligente e opte por uma cortina com material que permita essas facilidades, pois não é bom um quarto de casal escuro o tempo todo, mas também deve sim oferecer alguma privacidade.

Uma boa opção para as cortinas de quarto de casal é usar um modelo com tecido mais leve juntamente com um painel para bloquear a luminosidade, dessa forma, fica muito fácil regular a entrada de luz natural no ambiente e ainda assim deixar a decoração mais romântica.( Decore o seu quarto também Papel de Parede para Quarto de Casal com Rosas, Fotos e Modelos).

Porém é preciso cuidar quanto as cores para essa cortina, e a melhor forma de agradar os dois, é optar por uma cor neutra ou então cores combinadas com características unissex.

Bom, com respeito a cortinas para quartos ou mesmo para outros ambientes do imóvel, com certeza as opções existem para todos os gostos e bolso. Por isso, faça suas pesquisas buscando pelas lojas especializadas para conferir o que tem de melhor.

Porém não se esqueça de levar as medidas das janelas de cada quarto. Lembre-se que uma cortina para ficar bem no quarto precisa ultrapassar no mínimo 20 cm de cada lateral da janela, e com respeito a altura, é preciso analisar o que ficará melhor, levando em conta o tamanho do ambiente e a altura do pé direito.

Cortinas personalizadas – ainda com respeito a decoração dos quartos, existe hoje em dia a possibilidade de encomendarmos as cortinas personalizadas trazendo a foto da pessoa que usa o quarto, seja um filho, filha ou então a foto do casal para o próprio ambiente de descanso.

Além das fotos as cortinas podem apresentar outros temas que tem tudo a ver com o usuário, sendo ainda uma ótima opção para quem deseja presentear, até mesmo os amigos e parentes.